Meus estudos filosóficos se concentram no conceito de Utopia de More como uma sociedade perfeita, livre dos males que nos afligem, e como é possível criar uma forma utópica de se viver. Analiso como o modelo de sociedade utópica de More pode ser adaptado ao mundo de hoje e como pode ser usado para criar um mundo mais justo e igualitário. Também analiso as implicações da implementação do modelo de More no mundo contemporâneo e o impacto potencial que isso poderia ter. Minha pesquisa também examina como o pensamento utópico foi usado ao longo da história como uma ferramenta para a reforma social e como uma forma de desafiar as estruturas de poder existentes.
Para uma compreensão maior da dissertação adicionei o material usado na pesquisa da obra Utopia apresentado na forma de um Quadritexto
Partindo-se do princípio de que o método utopiano de filosofar se desenvolve como uma narrativa, na qual seus interlocutores dialogam na busca do conhecimento, desenvolveu-se a presente obra. Com base em autores da monta de Goodwin (2001), Baker-Smith (1991), Logan (1983), Surtz (1957), dentre outros que versam sobre o tema, o presente trabalho dissertativo, de cunho qualitativo- descritivo, busca tão-somente mostrar que, para muito além de uma obra literária, há uma filosofia moral e política contida na Utopia de Thomas More.
Mostra-se como os conceitos contidos na estória desenvolvida no livro em comento se encaixam em categorias que pertencem à filosofia moral, tanto no plano individual, como no coletivo.